quinta-feira, 3 de abril de 2014

A arte de se comunicar


Quando somos adultos percebemos que um dos maiores problemas que temos em nossas relações acontecem por falta do diálogo. Uns gostam de falar muito e ouvir pouco. Outros (poucos, raros) gostam de ouvir e falar pouco.

Quem dera falássemos menos e ouvíssemos mais como a palavra nos ensina.

"Queridos irmãos, nunca se esqueçam de que o melhor é ouvir muito, falar pouco e não nos irarmos." Tiago 1:19 (BV)

Mas em se tratando de criança nossa atenção deve ser dobrada quanto a isso.
As crianças tem muito a nos dizer, falam sobre tudo, criam histórias, confidenciam tudo que veem, o que ouvem. Não podemos passar despercebidos por essa fase.

Pare para ouvir seu filho, ouvir o que ele tem a dizer sobre a escola, os amigos, sobre seus sentimentos. E fale com ele também, olhando nos olhos. 

Além de ouvir devemos conversar com eles, devemos ser diretos e verdadeiros sempre. Deixe claro sobre suas opiniões, explique sempre o motivo do "não" e o porquê do "sim". Mostre a eles as consequências das coisas através do diálogo. 

Assim vocês terão uma amizade verdadeira.  Eu acredito nisso. Apesar da minha filha ser pequena, aqui em casa conversamos muito com ela. Somos amigos, nos divertimos, rimos, discutimos nossas opiniões. 

Acredito que pessoas que tiveram uma amizade com os pais conseguem mais facilmente ter uma amizade com Deus. Conseguem conversar com Ele como um amigo.

Deus gosta de conversar conosco. Ele diz: 

"Venham, vamos discutir o assunto até o fim!" Isaias 1:18 (BV)

Gosto de brincar com minha filha de entrevista, ela também gosta muito.
Pergunto diversas coisas e ela vai me respondendo e assim vou descobrindo diversas coisas sobre ela. Depois ela faz o mesmo comigo. É muito gostoso, faça também com seu filho, será uma benção tenho certeza!

Um comentário: